trio siem trio na pratica infraestrutura de ti futebol

O trio na prática

Copa do Mundo de Futebol - 2019

Autor: Marcelo Pettengill, postado em 14/06/2019 as 13:00
Hashtags: #trio #SIEM #LGPD #si #produtividade #gestaointeligente #infraestruturaTI

Torcer pode, prejudicar a infraestrutura não pode!

Em tempos de Copa do Mundo, principalmente quando a seleção brasileira joga, todos queremos torcer para nossa seleção ganhar e isso vale tanto para as equipes femininas como as masculinas. Futebol no Brasil é comoção nacional!

Agora, se estamos trabalhando e queremos acompanhar os jogos, temos que fazê-lo de maneira consciente, sem atrapalhar o funcionamento das aplicações ou sobrecarregar a infraestrutura. Racionalizar os recursos é de extrema importância.

No momento que o jogo começa, atualmente, as transmissões feitas pela internet são a alternativa para ver o jogo quando estamos longe da televisão. Mas o que acontece quando todo mundo começa a assistir ao mesmo tempo, cada um no seu computador? A primeira coisa que todos notam é que a internet começa a ficar lenta e as reclamações ao helpdesk também.

Com o #trio é possível ver o comportamento fora do padrão. Ao visualizarmos o painel Status do Proxy, começando por volta das 13:30 notamos atividades fora do padrão:

trio-trafego-fora-padrao-proxy

No gráfico de Consumo de banda no Proxy, podemos notar que no horário a partir de 13:30, o volume de dados máximo começa a oscilar bem mais alto do que o normal, indicando que grande volume de dados está sendo trafegado.

Já no gráfico Estatística de Consumo de banda no Proxy, na banda de 99, quando temos picos elevados, distantes da métrica de 75, é um indicativo de que o volume anômalo é proveniente de poucas origens.

Com isso passamos para o outro painel, referente a Utilização do Proxy.

trio-trafego-fora-padrao-proxy-usuarios

Podemos identificar que existem dois IPs de origem com um grande volume de tráfego, o que corrobora as conclusões da análise do Painel de Status, visto anteriormente.

Na sequência, aplicamos um filtro, de forma simples, indicando que desejamos verificar se os acessos e volume de dados trafegados realmente têm origem no site de vídeos do provedor de conteúdo.

trio-trafego-fora-padrao-proxy-usuarios-aplicando-filtro

Com isso, corroboramos que os dois IPs em questão, estão realmente acessando o site de vídeo, que neste momento, ao que tudo indica, está transmitindo o jogo da Seleção recém iniciado.

trio-trafego-fora-padrao-proxy-usuarios-site-video

Neste momento, os usuários podem ser avisados para parar de assistir via internet e se juntar ao resto da empresa para torcer junto sem prejudicar o funcionamento dos sistemas.

Pra frente, Brasil!

E isso é o que chamamos de Gestão Inteligente das Informações.

Para ver como isso funciona na prática, a #3Elos disponibilizou um vídeo no site Uso de aplicações por usuários (https://trio.rio.br/#comofunciona) que demonstra essa característica.

Quer conhecer melhor o #trio ou deseja receber consultoria especializada?

Fale com nossos especialistas https://www.3elos.com.br/info.php


 
 
 Rua São José, 90 - Sala 1301 - Centro
 Rio de Janeiro - RJ - 20010-020
 +55 (21) 2263-8135 / 99305-6056

 Linkedin 3Elos   Facebook 3Elos   Twitter 3Elos

Monitorado pelo WebWatch